Silabário























PROJETO ALIMENTAÇÃO





Projeto alimentação saudável

Estas semanas trabalhei com meus alunos o tema alimentação saudável. Nosso trabalho englobou todo tipo de alimentação mas focamos e trabalhamos mais com as frutas. O trabalho começou com o livro Amanda no país das vitaminas. É uma história inspirada na Alice no país das maravilhas mas com o tema da alimentação. As crianças adoram a história e vale à pena utilizá-la. Em seguida procuramos figras de frutas, legumes e verduras e montamos um cartaz. Com as crianças do primeiro ano, pudemos pesquisar os benefícios de cada fruta e eles ficaram espantados por exemplo, que a laranja tem vitamina C e ajuda a prevenir gripe.!!!



Em seguida as crianças desenharam a fruta que mais gostam e fizemos um mural com todas as turmas.
A turminha do primeiro ano preparou uma salada de frutas e a do Jardim I experimentou abacate com açúcar. Conversando com eles, percebi que a maioria não conhecia o abacate e nunca tinham experimentado. Foi um sucesso!!! Agora, plantamos a semente do abacate e estamos acompanhando seu crescimento.
Pra finalizar o projeto, fizemosum baile de máscaras onde cada sala fez uma fruta e foi uma festa só! Os pais participaram e degustaram uma mesa deliciosa, cheia de frutas!
Foi muito proveitoso!
Espero que vocês gostem dessa idéia!
Beijinhoss
1

Projeto alimentação



JUSTIFICATIVA:

* O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos.

Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.

Durante a reunião de pais, apresentei a eles a minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.

OBJETIVOS:

* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.


ÁREAS:

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.

MATEMÁTICA:

* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE:

* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES:

* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem

livremente;

* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.

CULINÁRIA:

* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.


TRABALHO COM OS PAIS:

* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.


PRODUTO FINAL:

* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.

Fonte : Grupo de apoio professores solidários.
0

Projeto alimentação

JUSTIFICATIVA:

* O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos.

Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.

Durante a reunião de pais, apresentei a eles a minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.

OBJETIVOS:

* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.


ÁREAS:

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.

MATEMÁTICA:

* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE:

* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES:

* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem

livremente;

* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.

CULINÁRIA:

* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.


TRABALHO COM OS PAIS:

* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.


PRODUTO FINAL:

* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.

Fonte : Grupo de apoio professores solidários.
3

Atividades com carimbo com as mãos


mãos









Atividade muito legal para trabalhar com a turminha de educação infantil.
Fonte : Net
1

Brinquedos Pedagogicos

Artesanato: Brinquedos pedagógicos de sucatas

Fantoche de garrafinhas de Yakult

MATERIAL
1. Um pé de meia velha
2. Um frasco de leite fermentado vazio
3. Fita adesiva
4. Botões

MODO DE FAZER
1.
Faça algumas arruelas com a fita adesiva e prenda no frasco.
2. Coloque os botões sobre a fita e prenda os olhos, o nariz e a boca do fantoche.
3. Para fazer o corpo, vista a meia na mão e enfie a cabeça do boneco no indicador levantado. Mexendo o polegar e o dedo médio, você faz os bracinhos do fantoche.


quadro de isopor

ARTISTA
Adriana Yuri Sato

MATERIAL
1. Uma bandeja de isopor
2. Canetinhas coloridas
3. Um palito com ponta
4. Um pedaço de elástico bem fininho
5. Cola colorida

COMO FAZER
1. Faça um desenho, furando a bandeja com o palito.
2. Pinte os furos do desenho com canetinha colorida.
3. Com a cola colorida, faça a moldura do quadro.
4. Faça um furo de cada lado da bandeja para passar o elástico. Passe uma ponta do elástico em cada furo, dando um nó para não sair.
5. Agora é só pendurar o quadro pelo elástic
o.

Livrinho de Conhecimento em EVA

Guloso e Livrinho de Conhecimento

Material

3 pacotes de EVA A4

1 Kit letras

Aplicações diversas

Lápis de cor aquarelável

Caneta de tinta permanente cor preta ponta fina

Cola instantânea

Algodão para umedecer o lápis de cor

Tesoura

Verniz em spray

Lápis comum

Passo a passo

Transfira o molde para o EVA A4.

Você deve desenhar duas vezes, sendo que em uma delas você irá fazer o desenho da boca e na outra não.

No desenho da boca você deverá fazer um corte, seguido o contorno da mesma.

Recortar com a tesoura todas as peças.

Fazer a colagem das duas peças, colocando os braços de cada lado.

Utilize a caneta de tinta permanente preta para fazer o contorno do Guloso.

Feito o contorno, segue-se para a pintura com o lápis de cor aquarelável, umedecendo a ponta do lápis no algodão (o algodão deve ser umedecido com água) .

Depois de pronta a pintura, passar o verniz em spray para fixar a pintura.

Ateliê na Tv

caminhonete c\ caixa de fosforo

ARTISTA
Alberto Bunduki

MATERIAL
1. Três caixas de fósforos vazias
2. Tinta guache
3. Quatro botões
4. Cola
5. Caneta
6. Tesoura sem ponta
7. Pincel

MODO DE FAZER
1.
Cole uma caixa de fósforos fechada na outra sem a tampa. Assim você cola a caçamba na cabina da caminhonete.
2. Desenhe a tampa da terceira caixa de fósforos a parte de cima da cabina. Isso vai ser o teto da caminhonete.
3. Recorte e cole em cima da caixa com tampa.
4. Pinte a carroceria da caminhonete com a tinta guache.
5. Cole os botões com um pingo de cola para fazer as rodas.

avião de pasta de dente

ARTISTA:
Alberto Bunduki

MATERIAL:
1- Uma caixinha de pasta de dente, lantejoulas, tinta azul, caneta, tesoura sem ponta, cola e papel cartão vermelho.

COMO FAZER:
1- Pinte a caixinha de pasta de dente com a tinta azul. Isso será o corpo do avião.
2- No verso do papel cartão, desenhe as asas do avião e corte-as.
3- Passe a cola nas asas e prenda na fuselagem.
4- Salpique umas gotinhas de cola para fazer as janelas, e cole lantejoulas. Agora, é só voar!



cachorro c\ caixa de ovo

MATERIAL
1. Caixinhas de fósforos, sem fósforos
2. Pincéis
3. Tesoura sem ponta
4. Tinta preta e tinta branca
5. Cola branca
6. Uma toalinha
7. Uma embalagem de ovos vazia (branca)

COMO FAZER
1. Comece recortando um pequeno pedaço da embalagem de ovos. Modele duas formas de ovo como sendo, uma delas o corpo e a outra a cabeça do cachorro. Deixe quatro pontinhas para fazer as patas.
2. Pegue duas caixas de fósforos vazias e faça uma escadinha.
3. Cole o corpo do cachorro no degrau de cima e a cabeça no degrau de baixo, como se o cachorro estivesse descendo a escada.
4. Pinte o cachorro com a tinta. Desenhe os olhos, as orelhas… e por último as pintas pretas.

ARTISTA
Anita Kamegasawa



Jogo da velha em três níveis c\ caixa de ovo

Jogo da velha em três níveis

1. Recorte três quadrados de uma embalagem de papelão para ovos, com 9 cavidades cada uma, como mostra a figura.
2. Pendure os três quadrados com barbante, um embaixo do outro.
3. Arranje 10 tampinhas plásticas de refrigerante, 5 de cada cor.
4. Pode começar a jogar! Vence quem ganhar em pelo menos 2 níveis!

1. Recorte três quadrados de uma embalagem de papelão para ovos, com 9 cavidades cada uma, como mostra a figura.
2. Pendure os três quadrados com barbante, um embaixo do outro.
3. Arranje 10 tampinhas plásticas de refrigerante, 5 de cada cor.
4. Pode começar a jogar! Vence quem ganhar em pelo menos 2 níveis!


Fonte: http://solangepedag.blogspot.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...