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Projeto alimentação



JUSTIFICATIVA:

* O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos.

Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.

Durante a reunião de pais, apresentei a eles a minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.

OBJETIVOS:

* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.


ÁREAS:

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.

MATEMÁTICA:

* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE:

* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES:

* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem

livremente;

* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.

CULINÁRIA:

* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.


TRABALHO COM OS PAIS:

* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.


PRODUTO FINAL:

* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.

Fonte : Grupo de apoio professores solidários.

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