Atividades para o início das aulas
Os primeiros dias de aula são importantes para reforçar vínculos afetivos entre aluno/escola/família/professores. Receber os estudantes com afeto contribui para melhorar a disciplina de alunos antigos e deixar os novatos mais à vontade.
Hoje vou escrever algumas atividades para serem aplicadas nos primeiros dias de aula.
ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA:
1. HOJE ESTOU ASSIM...
A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.
PORQUE...
Os alunos justificam por meio da escrita o motivo por estarem alegres, tristes, com medo...
Conforme a percepção da professora, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...
2. VOCÊ MORA NO MEU...
2. VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração (recortar de sulfite rosa) o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, amigo!"
3. A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
3. A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
Os alunos realizam essa atividade, registrando dentro de uma estrela (recortar de papel) um BOM SENTIMENTO.
4. ABC DOS VALORES
4. ABC DOS VALORES
Atividade coletiva onde os alunos opinam, registram e ilustram os valores.
Exemplo:
A- AMOR
B- BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
5. ALFABETO DA AMIZADE
A- AMOR
B- BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
5. ALFABETO DA AMIZADE
A turma cria o seu "Alfabeto da Amizade", escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem fazer as ilustrações.
Exemplo:
Exemplo:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
6. ACRÓSTICOS.
A turma cria acrósticos no coletivo, a professora escreve na lousa.
Exemplo:
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
6. ACRÓSTICOS.
A turma cria acrósticos no coletivo, a professora escreve na lousa.
Exemplo:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas
Outro exemplo:
Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser felizPense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
7. NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
8. EXPRESSANDO EMOÇÕES:
Atividade coletiva e em grupo.
Perguntar aos alunos pelas expressões faciais o que será que estão sentindo.
Os alunos tentam imitar cada expressão.
Reunir em grupo um aluno imita a expressão e conta o que está sentindo.
9. ATIVIDADE: QUEM SOU EU?
NUMA FOLHA DE SULFITE CADA ALUNO FAZ SEU AUTO RETRATO E ESCREVE O SEU NOME (DO JEITO QUE SOUBER), DEPOIS RELATAM NO COLETIVO COMO ELE É, DO QUE ELE GOSTA, UM POUQUINHO DA SUA VIDA. NO FINAL, A PROFESSORA COLOCA OS DESENHOS NUM MURAL PARA QUE TODOS VEJAM.
10. ATIVIDADE SOBRE EXPECTATIVAS
OS ALUNOS DESENHAM O QUE QUEREM APRENDER NA ESCOLA, DEPOIS É FEITA UMA SOCIALIZAÇÃO DOS DESENHOS NO COLETIVO.
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas
Outro exemplo:
Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser felizPense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
7. NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
8. EXPRESSANDO EMOÇÕES:
Atividade coletiva e em grupo.
Perguntar aos alunos pelas expressões faciais o que será que estão sentindo.
Os alunos tentam imitar cada expressão.
Reunir em grupo um aluno imita a expressão e conta o que está sentindo.
9. ATIVIDADE: QUEM SOU EU?
NUMA FOLHA DE SULFITE CADA ALUNO FAZ SEU AUTO RETRATO E ESCREVE O SEU NOME (DO JEITO QUE SOUBER), DEPOIS RELATAM NO COLETIVO COMO ELE É, DO QUE ELE GOSTA, UM POUQUINHO DA SUA VIDA. NO FINAL, A PROFESSORA COLOCA OS DESENHOS NUM MURAL PARA QUE TODOS VEJAM.
10. ATIVIDADE SOBRE EXPECTATIVAS
OS ALUNOS DESENHAM O QUE QUEREM APRENDER NA ESCOLA, DEPOIS É FEITA UMA SOCIALIZAÇÃO DOS DESENHOS NO COLETIVO.
Olá,seu blog está lindoooo!Parabéns!!!!
ResponderExcluirQuando tiver um tempinho de uma espiada no meu também...http://cantinhodaprofecarol.blogspot.com/