0

Projeto água

Projeto Água

I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea.
Cruzadinhas, caça-palavras.
Atividades com alfabeto móvel.
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água.
Jogo com dado/trilha.

NATUREZA E SOCIEDADE
Observação do ciclo da água.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
Experiência do pé de feijão.
Vídeos que abordam o tema.
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

VISUAL
Desenho livre e de observação.
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura.
Maquetes.
Jogo da memória.

MÚSICA E MOVIMENTO
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
Ginástica historiada (Chuí olha lá!).
Circuito da água.
Cd Xuxa, Guilherme Arantes.

AVALIAÇÃO
Hora social e/ou exposição de trabalhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...